E se o tempo voltasse atrás na Quinta do Bom Pastor?

autoria Linda Melo

// data 06/06/2018 - 16:42

// 3384 leituras

“E se o tempo voltasse atrás?” É isto que nos pergunta a Building Pictures em Tempo: Reabilitação da Quinta do Bom Pastor, um vídeo que acompanha o processo de requalificação da propriedade, recentemente transformada em sede da Conferência Episcopal Portuguesa, em Lisboa. Nuno Valentim, o arquitecto responsável pelo projecto de reabilitação, explica que a equipa encontrou a propriedade num estado de conservação “bastante razoável” e, por isso, “foi possível recuperar e reintegrar muitos elementos de valor”. Para o arquitecto, o objetivo da requalificação passava por “tornar um edifício histórico num lugar habitável e confortável, pronto para receber infra-estruturas”.

 

A Quinta do Bom Pastor, localizada em Benfica e datada do século XVIII, é constituída por uma casa dos anos 70 — onde está actualmente sediada a Rádio Renascença — e um palacete pombalino onde funcionam os serviços da Conferência Episcopal Portuguesa. “Obras deste género são como acupunctura: fazemos um trabalho cirúrgico para perceber onde trabalhar e o que manter e ajustar”, afirma Nuno Valentim.

 

A fim de manter a integridade dos elementos decorativos, o arquitecto procurou a reintegração, recorrendo ao máximo a materiais idênticos aos que já existiam e evitando a remoção de materiais ou elementos que pudessem ser recuperados. “No núcleo central do palacete foi preciso proceder a um trabalho mais cirúrgico e cauteloso e conseguimos preservar o revestimento, a compartição e a atmosfera do espaço”, refere Nuno Valentim. A equipa precisou, contudo, de “racionalizar percursos” e tornar a propriedade mais acessível, luminosa e “aberta para o exterior.” 

Eu acho que