Ilustrações de Rafaela Rodrigues

Ilustração

Com este mapa, são as crianças a guiar os pais por Lisboa

Os mapas do The New Voyager querem preparar a próxima geração de viajantes. Já ilustraram Brooklyn, Paris e Los Angeles. Agora, chegam aos caminhos miúdos de Lisboa

Texto de Renata Monteiro • 13/04/2018 - 16:12

Distribuir

Imprimir

//

A A

Conheceram-se, por sorte, durante o Verão, na Ó! Galeria, em Lisboa. Em Janeiro, reuniram-se pela primeira vez no Café com Alma, para esboçar as ilustrações do novo mapa da série The New Yoyager — onde, diga-se, constam estes dois locais. Quando, nesta semana, Rafaela Rodrigues, a ilustradora do guia, e Emma Swinscoe, responsável pelo projecto internacional, voltaram ao café em Marvila, tinham já em cima da mesa o mapa ilustrado de Lisboa.

 

“A Emma convidou-me para fazer ilustrações simples, que as crianças conseguissem perceber, porque o objectivo destes mapas é serem elas a levar os pais a explorar”, explica Rafaela Rodrigues, 28 anos, ao P3, por telefone. É esta a essência destes guias, que já retrataram Brooklyn, Paris e Los Angeles. O mapa funciona como um jogo, em que as crianças são convidadas a estabelecer correspondências entre os ícones e a localização dos 31 pontos de interesse destacados — por cá, incluem-se, por exemplo, o Oceanário, o Castelo de São Jorge, o Café da Garagem, o Museu dos Coches ou o Palácio da Pena, em Sintra. São também oferecidas sugestões do que fazer em cada local, seja comer um gelado na Nannarella ou passear na Estufa Fria enquanto se ouvem pássaros exóticos.

 

A ilustradora conta que Emma Swinscoe, a jornalista que criou a The New Yoyager, decidiu avançar para um itinerário de Lisboa ajustado à “curiosidade” das crianças quando “visitou a cidade e percebeu o quão chamativas as cores poderiam ser para os mais pequenos”. O projecto surgiu em 2014, precisamente a partir das viagens que a francesa faz com as duas filhas; a capital portuguesa não foi excepção. Os passeios feitos a três "inspiraram a escolha" das paragens por museus, restaurantes, cafés, lojas, ruas ou parques, agora ilustrados por Rafaela Rodrigues.

 

O mapa, que propõe uma “forma de viajar em família diferente”, com textos em inglês, é uma co-edição da Cabana-Shop e vai ser apresentado na livraria Baobá, sábado, 14 de Abril. Vai ficar por lá à venda, a dez euros, e cada exemplar traz dois postais. Aquando da apresentação, a ilustradora madeirense, a viver em Lisboa, vai ainda organizar um workshop infantil gratuito à volta de um mapa gigante para colorir. É como nas viagens: o objectivo é deixarem-se guiar pela imaginação.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que